7 Razões para seus leitores não terminarem a leitura

Am-I-Boring-My-Dog-books-only

Todos os que leem e escrevem muito já se depararam com um livro ou conto que não nos motiva a terminar a leitura, incluindo o de alguns parceiros que escrevem para a Roda de Escritores. É um momento extremamente ruim, tanto para o escritor, quanto para o seu texto, quanto para o leitor.

O escritor se dedica por horas, trabalha, sua e reza para evitar o problema que provavelmente todos nós escritores vamos passar um dia. No site Helping Writers Become Autors tem um pesquisa “Altamente Não-Científica” sobre o que faz as pessoas largaram um romance ou conto.

1. Personagens ruins.

Sim, o topo da lista começa com personagens irreais, chatos e entediantes. E eu coloco aqui a minha opinião, realmente não há nada como um personagem que não me convence, onde a narração diz que ele é algo, mas as atitudes demonstram outro alguém e a fala comprova o que imaginávamos: o personagem tem um claro problema de personalidade.

Particularmente a maior parte dos livros que eu amo possuem personagens fortes.

2. Falta de enredo.

Lemos porque queremos nos divertir com as reviravoltas inesperadas e mudanças na trama. Roubei da Wikipedia a definição de enredo: “O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos.”

É o que conduz a história que o personagem vai trilhar, por isso sempre começo com: “O que meu personagem quer da vida? O que o incomoda?”. Também tento imagina uma situação inusitada como: “Como esse personagem agiria se X acontecesse.”

Ter um bom enredo, acontecimentos que mudam a vida de nosso personagem e mostram algo especial nos prende ao que está escrito. A falta disso, obviamente espanta-nos.

3. Sexo gratuito, idioma e Violência

Aqui começamos a polemica, e já digo que eu discordo deste ponto. A literatura e cinema estão saturados com situações de violência gratuita, mas a maioria dos leitores não gostam de ser atacada com violência desnecessária, linguagem e situações sexuais.

Porque eu discordo? Simples, adoro Laranja Mecânica, que é violência gratuita pura, mas tem uma dose de pensamento que vai te corroer por dias, ou anos como no meu caso. Talvez eu acho que violência ou sexo desnecessário é o problema, mas se isso for contribuir para a história ou enredo, use-os.

4. Muita descrição

Mais uma que é polêmica e que vou resumir da minha forma. (E sei que vão me criticar). Os leitores atuais são preguiçosos e não gostam de ler descrições gigantes que não fazem a história andar. Quem nunca pensou em largar O Senhor dos Anéis que atire a primeira pedra.

Entretanto eu nunca vi um publico tão apaixonado por um livro como o próprio Senhor dos Anéis, que é um dos livros mais vendidos do mundo! É uma contradição maravilhosa!

5. Sem conexão emocional

Gosto de pensar em livros como uma forma de comunicação e que através dele podemos comunicar informações e sentimentos. Quando um livro não mexe com as tuas emoções, quando ele não mexe com você, ele é um lixo.

Não é à toa que livros cativam tanto a nossa emoção. Nós nos conectamos com o que está escrito muito além do puro entretenimento. Nos conectamos com as histórias e personagens em um nível muito mais profundo. Quem nunca sentiu saudades de um personagem que leu num bom livro?

6. Diálogo pobres

Aquele momento em que você tem que concordar com algo, mas você não quer porque a sua escrita de diálogos é terrível.

O diálogo deve ser uma das melhores partes de qualquer história. Os leitores adoram diálogos comoventes, inteligentes e realistas. O que eles não amam são conversas forçadas, clichês, frases de efeito sem sentido ou não realistas.

Eu particularmente, gosto de ler diálogos onde o personagem fala algo, mas a forma como fala indica que o seu pensamento é outro. Mostrando assim sua personalidade, sua mente, seu estilo de vida. Quando diálogos são construídos assim, nós conseguimos diferenciar quem é quem mesmo sem uma indicação de quem está falando. Você reconhece pelo jeito de falar.

7. Muito moralistas

Nós leitores desejamos ser movidos por temas profundos e poderosos, mas tentar enfiar a sua verdade goela abaixo vai afastar muita gente. Não digo que é impossível vender um livro assim, vejo um grande exemplo no “A Cabana” e outros do gênero.

O que deixa você desmotivado para ler um livro ou um conto aqui na Manuscritos Coletivos? Como podemos contornar estes problemas falados e muitos outros que existem? Essa lista realmente trata da verdade no dia a dia?

Anúncios

Publicado em 6 de novembro de 2013, em Dicas Literárias e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Manuscritos Coletivos

O fantástico mundo dos livros esta aqui

Autores e Livros

Entrevistas, resenhas e afins

blogdabn

Blog oficial da Fundação Biblioteca Nacional - entidade governamental

%d blogueiros gostam disto: