As adaptações literárias que chegarão nos cinemas em 2014

As adaptações cinematográficas de livros, sempre causam opiniões diversas para os leitores da história original. Alguns gostam, outros reclamam das mudanças drásticas, enquanto alguns entendem que cinema e literatura são duas linguagens diferentes e é necessário, muitas vezes, mudança no enredo para gerar uma produção com os aspectos do cinema. Mas neste texto essa questão não vem ao caso. Estamos aqui para apresentar a parte II dessa matéria: dos filmes baseados em livro que serão lançados ainda este ano, em 2014.

E você pode escolher como enfrentar cada adaptação: com choro ou alegria.

2014:

1-    O Menino no Espelho

Baseado em: O menino no Espelho – Fernando Sabino

Estreia: 03 de janeiro

Sinopse: “O Menino no Espelho” conta a incrível história do garoto Fernando, que vê o seu reflexo no espelho tornar-se real. Ele ganha um clone chamado Odnanref, seu nome ao contrário, que lhe obedece cegamente e passa a ser a solução para todos os seus problemas.

 

2-    A menina que roubava livros

Baseado em: A menina que roubava livros – Markus Zusak.

Estreia: 31 de Janeiro de 2014 (em 15 de Novembro de 2013 nos EUA)

Sinopse: Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura.

3-    Academia de Vampiros

Baseado em: Vampire Academy – Richelle Mead

Estreia: 14 de março

Sinopse: A Escola São Vladimir é um esconderijo onde vampiros aprendem a controlar seus poderes e “dampiros” (meio vampiros, meio humanos) são treinados para protegê-los. Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola. Sua melhor amiga, Rose Hathaway, é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos.

 

4-    Divergente

Baseado em: Divergente – Veronica Roth

Estreia: 21 de março

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. Ela acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 

5-    Serena

Baseado em: ‘Serena: A Novel‘, de Ron Rash.

Estreia: 28 de março

Sinopse: ‘Serena‘ se passa nos EUA em 1929, e acompanha a história de George e Serena Pemberton, recém-casados que mudam para as montanhas da Carolina do Norte buscando criar um império madeireiro. Serena rapidamente se adapta à vida nas florestas, além de incentivar seu marido a cometer atos implacáveis para conseguir seus objetivos.

Quando descobre que não pode ter filhos, Serena começa a perder a sanidade mental e, ao descobrir que não pode engravidar, resolve matar o filho ilegítimo que seu marido teve com outra mulher.

 

 

6-    12 anos e escravidão

Baseado em: 12 anos de escravidão – Solomon Northup

Estreia: 04 de abril

Sinopse: 12 Anos de Escravidão foca na história real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor). Educado e casado, o nova-iorquino assumiu um emprego em Washington, mas acabou sendo enganado e escravizado. Ele só conseguiu recuperar a liberdade quando um carpinteiro opositor da escravatura consegue passar algumas cartas para a esposa de Northup, que rapidamente coloca o caso em tribunal.

 

7-    Como se tornar o pior aluno da escola

Baseado em: Como se tornar o pior aluno da escola – Danilo Gentili

Estreia: 18 de abril

Sinopse: Danilo Gentili foi o pior aluno da escola. Em seu histórico escolar acumulou 78 assinaturas no livro negro, 12 suspensões e 1 expulsão. Na infância ele já dava mostras de seu futuro: aos 4 anos fez sua primeira piada inconveniente e aos 7 começou a desenhar planos terríveis. Apesar de ter sido expulso algumas vezes da sala de aula da faculdade, conseguiu formar-se em Comunicação Social.

8-    50 Tons de Cinza

Baseado em: 50 tons de cinza – E.J. James

Estreia: 5 de setembro

Sinopse: Em ‘Cinquenta Tons de Cinza‘, a estudante de literatura Anastasia Steele (Dakota Johnson) é convocada para entrevistar o jovem empresário bilionário Christian Grey (Charlie Hunnam) para a revista de sua faculdade, ela o acha atraente, enigmático e intimidador. Convencida de que seu encontro correu mal, ela tenta tirar Grey de sua cabeça – até que ele começa a cortejá-la. O romance é inspirado nos personagens Edward e Bella.

 

9-    Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

Baseado em: Esperança – Suzanne Collins

Estreia: 21 de novembro

Sinopse (SPOILER DE “EM CHAMAS”!): Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

 

10 – O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez

Baseado em: O Hobbit – J.R.R. Tolkien

Estreia: 19 de dezembro

Sinopse: O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez é o fim da trilogia ‘O Hobbit’, que relata a história de um hobbit pacato, Bilbo Bolseiro, que é “convidado” por um mago, Gandalf, a entrar numa aventura como ladrão, com mais 13 anões. Esta aventura tem como objetivo recuperar o tesouro dos anões há muito tempo roubado por um dragão chamado Smaug. Os tesouros haviam sido saqueados por Smaug no tempo de Thror, o avô de Thorin.

 

10- A Culpa é das Estrelas

Baseado em: A Culpa é das Estrelas John Green

Estreia: Previsão para 2014

Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, uma garota de 16 anos descobre que tem câncer e é obrigada pelos pais é frequentar um grupo de apoio. É nesse momento que tudo muda, ela conhece um rapaz que foi obrigado a abandonar seu sonho de ser jogador de basquete após perder uma perna para a doença. Juntos eles vão descobrir e viver um romance com um futuro incerto.

Anúncios

Publicado em 14 de outubro de 2013, em Histórias. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Manuscritos Coletivos

O fantástico mundo dos livros esta aqui

Autores e Livros

Entrevistas, resenhas e afins

blogdabn

Blog oficial da Fundação Biblioteca Nacional - entidade governamental

%d blogueiros gostam disto: