Manuscritos de Notícias: Ler romances torna você uma pessoa melhor

livros-15-06Deixa você com a cabeça mais aberta, sem preconceitos.

Foi o que concluiu um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto. Eles dividiram 100 pessoas em dois grupos: um deles teve de ler histórias de ficção, de autores como Wallace Stegner e Jean Stafford, enquanto outros leram ensaios sobre ciência, beleza, literatura ou comportamento (de autores como Freud ou Burroughs).

Depois, todos passaram por testes psicológicos para medir quanto gostavam (e precisavam) decertezas e estabilidade. Tiveram de dizer, por exemplo, se concordam pouco, muito ou nada com afirmações do tipo “eu não gosto de situações incertas” e “eu desgosto de questões que têm várias respostas diferentes”. E, olha só, quem havia lido os romances parecia mais aberto à ambiguidade e incertezas.

É que ler romances faz você entrar num outro mundo – e abre sua cabeça. Aí você conhece equestiona outras realidades, mas sem a necessidade de tomar decisões, de ter certezas sobre questões polêmicas. “O leitor pode até pensar como pessoas que ele nem gosta. Você pode simpatizar com Humbert Humbert, de Lolita, não importa quão ofensivo alguém pode achá-lo”, explica  Maja Djikic, autor da pesquisa. “O leitor pensa através de outros eventos, sem se preocupar com urgência e permanência, e, então, pensa de jeitos diferentes do que até ele mesmo está acostumado a pensar – e isso produz um efeito que abre sua mente”, conclui.

Além disto, a leitura ajuda a quebrar preconceitos enraizados, criar estratégias e a formar sua própria personalidade a partir da união de todos os pedaços acumulados ao longo da leitura. Levante a mão quem nunca terminou de ler determinado trecho de um livro e pensou: “Caramba! E agora? Quem sou eu? O que sou eu?”. É algo de natureza inexplicável que ao mesmo tempo te coloca num abismo de dúvidas e num céu de alegria.

Pra finalizar, uma frase que, na minha humilde opinião, resume esta notícia:

Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.” [George R. R Martin – As Crônicas de Gelo e Fogo]

Zíper-e-os-livros

Viu só que beleza?

Fonte: Superinteressante

Anúncios

Publicado em 11 de outubro de 2013, em Manuscritos de Notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Manuscritos Coletivos

O fantástico mundo dos livros esta aqui

Autores e Livros

Entrevistas, resenhas e afins

blogdabn

Blog oficial da Fundação Biblioteca Nacional - entidade governamental

%d blogueiros gostam disto: