O Silmarillion – J.R.R Tolkien (Parte 2)

O Silmarillion-CAPA_PhotoRedukto

Eae galerinha, tudo bom com vocês? Show então… Vamos falar de Silmarillion ! (não diga…)

images (2)SFD

Na primeira resenha (se é que se pode chamá-la assim) eu tinha parado quando Fëanor chegou em Beleriand depois daquela traição lá e tal… (ver: O Silmarillion – J.R.R Tolkien (Parte 1) ) …

Então continuando … Fëanor chegou à Beleriand por meio de uma traição ridícula! Ele marchava com Fingolfin, seu irmão, e com os noldor, mas viram que eram muitos e não daria para atravessar o mar gelado para chegar à Beleriand, então Fëanor fugiu com o seus no meio da noite, deixando Fingolfin para trás…. Ao chegar à costa de Beleriand, Fëanor queimou os barcos dizendo que o que ficou para trás é bagagem! Custava ele mandar alguns de seus elfos irem buscar seu irmão? Nãão… Ele tinha que trair seu parente… Mas aconteceu que, Fingolfin atravessou o gelo e chegou à Beleriand de forma heroica! O que fez Fëanor parecer idiota.

A Criação do Sol e da Lua

Telperion e Laurelin morriam (as duas árvores de Valinor) e como último suspiro de vida, dois frutos nasceram, um de cada… Isil, o Explendor, flor de telperion, sendo a Lua e Anar, o Ouro de Fogo, fruto de Laurelin, o Sol.

À Tilion foi dado o dever de guiar a Lua, e à Arien, o Sol… De forma que ficou igualzinho à mitologia grega com Apolo e Ártemis sendo deuses do Sol e da Lua respectivamente…. Mas diferente da crença grega, Tilion passou a ser atraído por Arien e seria sempre assim, de forma que quando a alcançava, acontecia o famoso Eclipse.

Achei muito interessante essa criação da Luz e do Sol. Bela sacada criá-los a partir das duas árvores que iluminavam toda Valinor.

Três observações

1: Fëanor morreu, deixando o fardo do juramento com seus filhos. (Fardo: Juramento que Fëanor fez e todos que estavam consigo também, que nenhum ser em todo o universo poderia possuir uma Silmaril, pedras que continham a luz de telperion e laureli. Essas pedras foram criadas por Fëanor e estão com Morgoth, que as usa em sua coroa).

2: A chegada dos homens… (Na primeira descrição deles, eles ficam parecendo fraquíssimos, quase insignificantes!)

3: Os naugrim (anões) são amigos de todos que encontram… Show de bola rs!

 

O incêndio de Fëanor foi sua perdição… Bem feito! Os orcs de Morgoth viram a fogueira e se agitaram. À medida que Fëanor ia avançando pelo norte… Porém numa noite os orcs atacaram os noldor de surpresa, mas os noldor venceram a primeira batalha, mas Fëanor seguiu lutando e se viu sozinho entre as linhas inimigas.. Estava cego de ódio e foi ferido gravemente. Celegorm tentou salvá-lo mas ele reconheceu que estava fraco demais. Mas antes de morrer incumbiu seus filhos de cumprirem o juramento (que idiota!)  e gritou o nome de Morgoth três vezes… e morreu!

Não gostei muito dos humanos no livro, pelo menos não na chegada deles… Eram chamados de Enfermiços para vocês terem uma ideia. Eram mortais, diferentemente dos elfos, e fracos. Nunca conheceram os Valar e nem as terras à leste de Beleriand, em Valinor. Eles poderiam ser mais fortes, com vida mais longa e tal… O que custa? É uma história de fantasia, tudo pode pow! rsrs

Não há muito o que comentar sobre os anões… Eles são construtores ótimos, até aqui são bem amigáveis… São os tios Zés de Beleriand.

Heróis

Fingor e Fingolfin são lendários fera. Acuaram Morgoth por centenas de anos cara… Morgoth ou Melkor, é o cara mais maligno de todos os malignos das malignidades de Beleriand! E os dois, sendo elfos, pequenos se comparados ao gigante das trevas, acuaram o cara, cercando ele por todos os cantos… Absolutamente todos os cantos… Sensacional.

Este livro é ótimo, muito bom mesmo. Criar esse mundo da maneira que Tolkien fez, com tantos detalhes e explicar como todas as criaturas foram criadas é magnífico.

A Luta

Finfolfin, esse é um dos maiores heróis que já tive o imenso prazer de ler… Acho que só não supera Ablon e o Batman (ignore). O little elfo foi chamar Morgoth pra mão em Angband fera… Angbaaand! A terra dos malucos malignos mais trevásticos das trevas!

Imagina você, a little man ou woman, saindo do seu reino, no qual você é o rei (dã!), e vai até um lugar pútrido e cheio de mijo, e chama o Senhor das Trevas Negras (dã!) pra fazer na mão. Ai quando ele chega, o cara tem 5215645643$#A13L54T45O4@#P!@R$$A#$C%¨A$5R63A54L56E54O62$@#$@fsdfsd23$@#$ metros de altura e você tem 2 no máximo… Cara, se fosse eu, e tivesse sido stupid até o momento, nessa hora eu … Cagava! Mas não, Fingolfin enfrentou o cara, fugiu dos golpes, mas quando O Trevástico pisou no little elfo, o mesmo furou o pé do negão e o sangue do cara era fumegante fera! CARA! Não dá pra matar um cara desses!

Tenho três palavras para você, Melkor, Vulgo Morgoth: BU-GA-DO! (ignore)

Bem, nessa história ai, o sangue fumegante do Senhor Bugado mata Fingolfin… 😥 (um minuto de silêncio… Por favor, respeitem…)

Pelo menos o Senhor das Águias arranhou a cara do nego e salvou o corpo de Fingolfin. E o Nego mancou para sempre o/…

Bem galerinha, é isso por hoje, deem uma conferida nas outras resenhas, não deixem de comentar e vamos discutir about ae embaixo. Quem concorda que Fingolfin é um dos heróis mais fuedos de toda a literatura dá um gosta ae! Até mais… A parte 3 virám fiquem ligados!

Anúncios

Sobre hmstark

Lute contra os mais fortes, pois se lutar contra os mais fracos, além de covarde, você nunca evoluirá.

Publicado em 29 de setembro de 2013, em Outros, Resenhas e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Hahaha/1 Acho que prefiro ler suas postagens que o livro… tentei ler SIlmarilion, mas o inicio me deu taaanto sono, que nao aguentei… Acaba que nao consigo ler o livro de jeito nenhum! Por mais q vc tenha me deixado realmente curiosa! Haha

  2. kkkk Lígia, não deixe de acompanhar o blog, postarei a parte 3 e provavelmente a 4 porque eu também não terminei de ler ainda… estou lendo e resenhando entende? Então acompanhe ai e comente, tenho várias resenhas ai para postar…. Todas as Terças e fins de semanas eu posto resenha… 😀

  3. No princípio havia Erú (também chamado de “Iluvatar”)….

  1. Pingback: O Silmarillion – J.R.R Tolkien (Parte 3) | Manuscritos Coletivos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Manuscritos Coletivos

O fantástico mundo dos livros esta aqui

Autores e Livros

Entrevistas, resenhas e afins

blogdabn

Blog oficial da Fundação Biblioteca Nacional - entidade governamental

%d blogueiros gostam disto: